Together You and Me

Ideias, inspirações e criatividade, para o seu Evento!

Papeladas e burocracias…

Deixe um comentário

Image

Hoje decidi colocar aqui um post destes assuntos chatos, mas muito importantes! (Desculpem lá esta seca, mas se não vos interessar passem à frente, não vou deixar que morram de tédio e em breve mudo de assunto!).

Ora, quem vai casar tem de ter alguma atenção a alguma papelada senão, não há casamento para ninguém! Mas, se ainda falta muito tempo para o casamento, não é preciso ir lá com muita antecedência, basta ir 3 meses antes (e vão mesmo 3 meses antes, para depois não haver algum problema e ficarem sem tempo para tratar de outras possíveis burocracias… cada caso é um caso!). O primeiro passo é o casal dirigir-se ao registo civil da sua área de residência. Se os noivos não fizerem parte da mesma área de residência, em princípio não haverá problema porque a informação já está, na maior parte dos casos, informatizada. É importante que o casal vá junto pois, será necessário os dois assinarem um papel. Só assim o documento é válido. Pergunta habitual: já ficamos casados pelo civil? A resposta é não. Ficam classificados como nubentes (no caso do casamento vir a ser formalizado com uma cerimónia religiosa). No caso de ser um casamento apenas civil, apenas dão entrada ao processo que, depois, numa data escolhida por vocês, será formalizado.

Agora a parte que “dói” mais. Para casamento religioso o certificado a ser entregue ao Padre da paróquia custa cerca de 120€ (não tenho a certeza se este valor varia consoante a área de residência) e para casamento civil, o valor é de 190€ (penso que a razão do valor ser mais elevado, tem a ver com a necessidade do conservador ter de se deslocar a um lugar específico para formalizar o casamento). Claro que depois haverá custos com a celebração do casamento na Igreja, mas esses custos variam de paróquia para paróquia.

Se o casamento for religioso, assim que tiverem o certificado do registo civil, devem entregá-lo ao pároco e ele tratará do resto. À partida estará tudo tratado da vossa parte, mas claro que estes procedimentos poderão variar.

Espero ter ajudado.

Deixe um comentário